Tibetan Vajrayana Buddhist Center of the Old School (Nyingmapa)

Chenrezig

Chenrezig, Buddha da Compaixão

AvalokiteshvaraChenrezig, ou Avalokiteshvara, é conhecido como o Senhor da Compaixão. Isso porque ele tem o propósito específico de liberar todos os seres dos seis reinos e do bardo (estado intermediário entre a morte e a vida) à Terra Pura de Amitabha.

O nome Chenrezig significa “observar e cuidar dos seres” (Chen significa olhos; re, cuidado amoroso; e zig, observar). Para ser mais eficaz, Chenrezig manifesta-se também com mil braços e mil olhos para observar e ajudar a todos os seres instantaneamente e simultaneamente.

No presente momento, esta prática é ainda mais importante, dado que há uma infinidade de seres no bardo. São seres que não reconheceram que morreram e que não conseguiram se liberar.

Todos os seres, vivos ou falecidos, precisam atravessar a existência cíclica e chegar à Terra Pura do Grande Êxtase. Por meio das suas seis sílabas OM MA NI PED ME HUNG, Avalokiteshvara manifesta-se em cada um dos seis reinos e dali libera os seres sencientes do sofrimento, estabelecendo-os na Terra Pura do Grande Êxtase de Amitabha.

Por este motivo, Lama Chimed Rigdzin considera muito importante que todos pratiquemos Chenrezig. E ainda que reconheçamos que todo o conforto e bem estar que desfrutamos são nossos inimigos se nos impedem de enxergar a necessidade de nos prepararmos para a próxima vida.

Lama Chimed ensina ainda que, no Tibete, todos, jovens ou idosos,  praticam Chenrezig diligentemente para se prepararem para a próxima vida.

Precisa de ajuda?
Escanear o código