Tibetan Vajrayana Buddhist Center of the Old School (Nyingmapa)

Tara Verde

Tara Verde é conhecida como a Grande Mãe

Lama Chimed Rigdzin
Lama Chimed Rigdzin

…e é considerada a Mãe de todos os Buddhas e Bodhisattvas. Potência criadora, de sabedoria e compaixão ilimitados, engloba a atividade de todos os Buddhas. Sua qualidade especial é a proteção contra os oito terrores e suas emoções aflitivas relacionadas. São eles: medo do fogo (raiva), da prisão (avareza), de leões (orgulho), de inundação (apego), de elefantes (ignorância), de demônios (dúvida), de cobras (inveja), de ladrões (visão errônea).

A prática de Tara também é recomendada para afastar a turbulência emocional e sofrimento. Todas as quatro escolas do budismo tibetano praticam Tara Verde e, por isso, é um dos pujas mais praticados no Tibete. Em função da sua grande importância aos seres, sobretudo nestes tempos de degeneração, Lama Chimed Rigdzin mantém no Dorje Chokhor Ling um Drubchod anual de Tara Verde (Drubchod é um termo em tibetano que significa cerimônia com grandes oferendas, uma cerimônia extensa e elaborada). O Drubchod é aberto a iniciantes.

Tara Verde: “A Óctupla Essência Profunda

Dudjom Lingpa…Um ritual conciso da mandala de Tara, oriundo do tesouro da expansão do céu do dharmata”. Este é um Tesouro do terton Dudjom Lingpa, um grande mestre da tradição Nyingma, e é a prática de Tara mais utilizada nos centros de Budismo Tibetano coordenados por Lama Chimed Rigdzin. Esta é uma sadhana muito importante nos tempos de degeneração que hoje vivemos. É um tesouro direcionado especialmente àqueles que vivem em locais remotos, sem as condições completas necessárias para o Dharma, sendo assim uma prática aberta a todos os interessados.

Esta prática traz muito alento aos seres durante este século XXI. É importante rogarmos pela compaixão da nobre Tara! Para isso, usamos a prece “DJE TSUN PHAG MA DROL MA KHYEN KYEN NO / DJIG DANG DUG NGAL KUN LE KYAB DU SOL”, que é uma forma concisa dos louvores às 21 Taras. Recitamo-la a todo o tempo, e assim colocamo-nos, e a todos os seres, sob a constante proteção da nobre Arya Tara. Ela, em sua infinita força e sabedoria, protege a todos contra os oito medos e impede a negatividade de se manifestar.

Veja aqui sobre o Drubchod de Tara Verde 2024 – 30 de maio a 02 de junho no Dorje Chokhor Ling em Visconde de Mauá.

Precisa de ajuda?
Escanear o código