Tibetan Vajrayana Buddhist Center of the Old School (Nyingmapa)

Gesar, Rei de Ling

Emanação das Três Montanhas

Gesar é filho dos Vitoriosos e nasceu em um corpo humano para beneficiar a todos os seres nos três reinos.

Detalhes sobre o Retiro de Gesar, no Carnaval 2024
Fazer minha pré-inscrição para o Retiro de Gesar 2024

Ele nasceu no Kham, Golok, no Tibete, no reino de Ling, próximo à região da grande deidade local Magyal Bomra, no ano do tigre da terra, aproximadamente 1037 anos atrás. Muitos anos antes disso, Guru Rinpoche mencionou, em um ensinamento em Lhasa Samye, à época de sua construção, que Gesar viria.

Gesar Djoru Mask made by Lama Chimed RigdzinA mãe de Gesar, chamada Gumo, era filha caçula do rei naga Tsuna Rinchen. Guru Rinpoche profetizou ao pai dela, o rei, que Gumo deveria se casar com Apa Selen. Gumo, quando veio para entre os humanos, trouxe dos Nagas os 12 volumes (em tibetano, “bum”) dos ensinamentos do Buddha Shakyamuni. Guru Rinpoche entendia que Gesar precisaria de tal mãe e tal pai, pois esta família específica seria o suporte adequado para a atividade de Gesar de benefício a todos os seres nos três reinos.

Gesar é um filho dos deuses que veio ao reino humano. No reino dos deuses, ele é nomeado Tig Pa Gawa. Tendo se manifestado no reino humano por meio de uma mãe advinda dos nagas e de um pai advindo dos seres locais, ele tem familiares na realeza de todos os quatro reinos: nagas, deuses, humanos e seres locais.

Então, em um dia auspicioso, Gumo casou-se com Selen e, à margem direita do rio Ma Chu, nasceu Gesar. Ele recebeu de seu irmão mais velho, Gyatsa, nessa ocasião, o nome de Djorü. Djorü não teve um nascimento comum. Sua mãe estava dormindo, quando foi acordada pelo seu chamamento. Ele já estava sentado ao seu lado, na postura vajra, e disse: mamãe, acorde, estou aqui! Sua mãe ficou muito surpresa. O nome “Djorü” significa este surgimento surpreendente.

Ele é a corporificação de Padmasambhava, e emanação das Três Montanhas: Manjushri, com Conhecimento Transcendente; Chenrezig, com grandiosos Amor e Compaixão; Vajrapani, com invencíveis Poder e Energia. Antes de nascer, ainda no ventre de sua mãe, Djorü recitou os mantras das Três Montanhas: Om Wa Ki Sho Ri Mo, Om Ma Ni Ped Me Hung, Om Vajra Pa Ni Hung.

Desde que ele se manifestou ao lado de sua mãe e ao longo de toda a sua vida, até o seu parinirvana, ele constantemente subjugou seres negativos, trazendo benefício a todos.

 

Djorü se torna Gesar, o Rei de Ling

Quando chegou o tempo certo, um de seus dois tios, uma emanação de Hayagriwa cujo nome era Tro Thug, recebeu uma profecia do próprio Hayagriwa por meio de um sonho, de que aquele era o momento para uma corrida de cavalos, pois era chegado o tempo de Djorü se tornar Gesar e ser o soberano de Ling. Essa corrida de cavalos era a interdependência necessária para que isso acontecesse.

Djorü, de forma humilde, seguiu todas as leis de Ling e participou da corrida junto aos demais.

Ele venceu e foi então entronado, casou-se com a rainha Drugmo, e seu nome tornou-se Gesar SengchenGesar and Drugmo at Shiwa Gonpa Dorje Chokhor Ling Norbu Dradul. Os 80 Vencedores Gloriosos, seu séquito, eram emanações dos 80 Maha Siddhas. Durante seu reinado, Gesar Sengchen Norbu Dradul subjugou todos os 18 principais reinos de demônios, entre outros, e girou a Roda do Dharma, ensinando a humanos e outros seres a base do caminho para a iluminação. Por meio desta atividade, todos os países tornaram-se pacíficos e harmoniosos, e todos os seres sencientes foram liberados do sofrimento.

Gesar Sengchen Norbu Dradul é representando montando um cavalo, que é uma emanação de Hayagriwa. Com a mão esquerda, Gesar segura uma joia, que simboliza a prosperidade. Preso no cotovelo esquerdo, ele segura uma lança com uma bandeira branca, que convoca a todos os dralas, que se reúnem como flocos de neve ao vento ao seu redor. Com a mão direita erguida, ele segura um chicote, que traz para o seu suporte os wermas, deidades guerreiras sem forma, que lhe rodeam como um tornado. Juntos, dralas e wermas trazem boa sorte, incrementam todas as quatro atividades e garantem que sigam o caminho certo, da forma certa. Por isso, eles são tão importantes do ponto de vista do budismo.

Gesar traz potente benefício em todos os aspectos da nossa vida, atuando como protetor, como suporte para a realização de nossas aspirações, aumento da prosperidade e saúde.

 

Dança Sagrada de Gesar no Shiwa Gonpa Dorje Chokhor Ling

Lama Chimed Rigdzin ensina que a dança sagrada que demonstra a vida de Gesar Sengchen Norbu Dradul, bem como a prática de Gesar, são muito importantes nestes tempos. Esta época é chamada Época da Degeneração porque nós, humanos, temos nos engajado em ações e pensamentos negativos, trilhando o caminho negativo. Isso significa que a degeneração não é por causa da época propriamente dita, mas sim por causa da negatividade entre nós, humanos. Esse engajamento em ações e pensamentos negativos vem da influência de seres locais negativos. Por este motivo, Gesar é tão importante, pois ele tem o poder de subjugar tais negatividades, fazendo a paz no mundo.

Assim, todos os anos, na época do Carnaval, fazemos aqui no Shiwa Gonpa Dorje Chokhor Ling, em Visconde de Mauá/RJ, a apresentação aberta ao público da Dança Sagrada de Gesar.

Veja aqui imagens da performance da Dança Sagrada de Gesar em 2023! 

Fazer minha pré-inscrição para o Retiro de Gesar 2024, que ocorrerá de 10 a 14 de fevereiro 2024

 

 

Gesar Sacred Dance at Shiwa Gonpa Dorje Ling, Visconde de Mauá/RJ, Brazil    Gesar Sacred Dance at Shiwa Gonpa Dorje Ling, Visconde de Mauá/RJ, Brazil    Gesar Sacred Dance at Shiwa Gonpa Dorje Ling, Visconde de Mauá/RJ, Brazil

Precisa de ajuda?
Escanear o código