Tibetan Vajrayana Buddhist Center of the Old School (Nyingmapa)

Oferenda de Tsog

O melhor método para se completar as duas acumulações

Lama Chimed Rigdzin on throneTSOG é uma prática ritual da tradição do Budismo Tibetano Vajrayana, ensinado e propagado no reino humano pelo mestre Guru Padmasambhava, também conhecido por Nascido-do-Lótus. É o melhor método para realizar as duas acumulações, a saber, de mérito e de sabedoria.

Trata-se de oferendas de alimentos, bebidas, e substâncias desejáveis dentro do contexto de uma prática de sadhana. O festim é oferecido primeiramente às Três Raízes – Lama, Yidam e Dakini. Depois, é também oferecido à Sangha. As sobras são ainda oferecidas às vinte e oito Dakinis e aos protetores locais do Dharma.

Oferecer Tsog é chamado de “girar a roda do Tsog”, e o mérito em fazê-lo é imensurável. Ao girar a roda do tsog, reparamos os erros que tenhamos cometido, arrependemo-nos de todas as falhas e confessamos perante as Três Raízes. Dessa forma, purificamos os dois obscurecimentos.

Oferecemos Tsog no Shiwa Gonpa Dorje Chokhor Ling em retiros ou Drubchods, e é possível conectar-se a essas oferendas durante os eventos, mesmo que você não tenha a oportunidade de estar fisicamente presente.  Para oferecer tsog, entre em contato conosco.

Sobre a Oferenda de Tsog

A oferenda de Tsog abarca dois estágios: o da visualização e o da completude. O primeiro deles tem início com o Refúgio e continua até chegarmos ao segundo estágio.

O Refúgio no Vajrayana funda-se na visão pura, e a visão pura vem da Guru Yoga. Sem Guru Yoga, não há visão pura, e portanto não há Refúgio. Assim, a iluminação se tornaria impossível, pois sem visão pura, tudo o que se percebe são seres comuns e fenômenos comuns.

Assim, com visão pura, realizamos as cerimônias e reunimos o que se chama de “as duas acumulações”: a acumulação de mérito e a acumulação de sabedoria.

O estágio da completude é alcançado quando o praticante se torna inseparável das Três Raízes e de toda a mandala. Ele é a própria realização à qual toda a prática objetiva: a não-dualidade de Buddha e da nossa própria mente, tal como leite e água misturados.

A motivação e a qualidade das Oferendas

O alimento e substâncias selecionados são da melhor qualidade, para convidados mais que especiais. TsogNão são necessariamente alimentos dos quais você mais gosta. Fazemos essas oferendas com motivação pura e tudo o que é oferecido é transformado em bênçãos por meio do mantra, mudra e do poder da prática.

As sobras do Tsog

Ao participar de um tsog, você pode levar alguns alimentos para casa e oferecer a amigos e família como bênçãos. Por favor não jogue alimentos do Tsog no lixo, nem os dê como alimento a animais com patas e/ou presas. Se necessário, jogue as sobras em rios ou locais da natureza onde eles irão dissolver e não irão sujar o local. Isso demonstra respeito e é necessário, por estamos lidando com bênçãos e não com alimentos comuns.

Dzambhala não é propriamente um comércio, mas sim um repositório de oportunidades de oferendas e itens relacionados à prática do Budismo Tibetano. Ao adquirir um produto ou fazer uma oferenda por prática, tenha em mente que você está contribuindo para a manutenção do Shiwa Gonpa Dorje Chokhor Ling. Que haja benefício!
Voltar para Dzambhala

 

Precisa de ajuda?
Escanear o código