Projetos Atuais

1. Área do Guru Rinpoche – A estátua do Guru Rinpoche foi o primeiro projeto que Lama Chimed começou, assim que nos mudamos para o Gonpa. O corpo da estátua foi removido, da frente do celeiro, em 2010, para o local onde se encontra hoje.

No final de 2012, começamos a construir o telhado da estátua e adicionamos os pedestais para as estátuas acompanhantes: Dzambala e Tara Verde. No início de 2013, Lama Kempa esteve aqui conosco e confeccionou os detalhes em madeira do telhado. Alguns participantes do Losar permaneceram como voluntários e deram a primeira camada de selador na madeira do telhado, após a cerimônia.

Finalização do telhado – começamos o acabamento da parte de baixo e logo acrescentaremos os detalhes da parte superior. Lama Chimed já moldou as cabeças de dragão de água, para as quatro pontas do telhado; e, em breve, começará a preparar o Vajra que ficará no topo do telhado. Depois que finalizarmos tudo, a pintura será a próxima etapa.

Lago do entorno das estátuas – Lama Chimed sempre desejou que Guru Rinpoche ficasse sentado em um lago, uma vez que ele nasceu “do pólen do coração de uma lótus,” no meio de um lago sagrado.

A fundação para o lago já foi preparada, mas ainda faltam os recursos necessários para a construção do mesmo.

Finalização da Estátua de Dzambala – Lama Chimed começou a construção dessa estátua em 2011, antes de iniciar os ensinamentos em outros centros. Nos dias atuais, como tem viajado muito, para encontros com as Sanghas e para ministrar ensinamentos, ele ainda não teve a oportunidade de terminá-la.

fotos da Construção da Estátua do Guru Rinpoche

2. Pintura dos detalhes do interior e exterior do templo – esse tem sido um projeto em andamento que começa e para, de acordo com pessoas que tenham disponibilidade para nos ajudar (Voluntariado).

3. Horta Orgânica (projeto em andamento) – nossa horta floresceu em 2010, mas tem sido negligenciada desde 2011, pois surgiram outras prioridades. No momento aguardamos pessoas que desejem recomeçar esta atividade (Voluntariado).

4. Manutenção contínua – no momento Tsultrim é a pessoa responsável por essas tarefas, e conta com ajuda de Tashi. Para essas tarefas toda ajuda será sempre bem vinda (Voluntariado).

5.  Construção de um Grande Song-Kong próximo à frente do templo – Isso é uma espécie de chaminé (ou forno) que será utilizada tanto para as oferendas de fogo, bem como as para as práticas de Riwo Sangchod e Sur.